Desenvolvimento Humano Organizacional
A organização tem seu potencial, como as sementes de virar flor. Melhores técnicas (ferramentas) de cultivo com métodos adequados podem gerar resultados mais satisfatórios. Esta analogia pode te ajudar a entender melhor o Desenvolvimento Organizacional.
DHO Como assim?
Quem procura desenvolvimento humano organizacional?
Organizações/empresas que estão passando por alguma dificuldade, ou estão querendo se desenvolver e se destacar no mercado.
Existe uma fórmula para isso?
Não, mas existem diversas ações e estratégias que devem ser analisadas e que podem contribuir para o crescimento da sua empresa.
Uma delas é a teoria do desenvolvimento humano organizacional, ela parte do princípio de que o funcionamento de toda empresa pode ser impactado por múltiplos fatores complexos e sistêmicos, de ordem interna, externa, individual e grupal. Desta forma saber identificar estes fatores e usá-los à seu favor pode fazer a diferença.
Desenvolvimento Humano Organizacional: Desenvolver é gerar aprendizados, ou seja, possibilitar mudanças desejadas nas organizações - empresas, escolas, igrejas entre outras. O desenvolvimento da organização é um desenvolvimento humano, pois são as pessoas que fazem o que a organização se propões a entregar como produto ou serviço.
Cultura - Pessoas juntas tem uma forma de fazer as coisas.
Clima Organizacional - As pessoas na organização vivenciam a cultura e se sentem de determinada forma.
Criar uma forma de encarar a organização onde a mudança é uma constante, a aprendizagem é contínua e gerir a cultura, o clima além de alguns outros fatores externos e internos com foco em objetivos e metas é fazer o DHO.
Para que serve?
O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa aperfeiçoar crenças, valores e as estruturas organizacionais com foco na cultura organizacional condizente com os objetivos estratégicos e em um clima organizacional saudável e favorável a estratégia.
Além de ser uma ótima forma de trazer um autoconhecimento para o negócio, e a partir dessas análises buscar soluções para os objetivos desejados.
A intenção é possibilita a empresas que possuem processos mecânicos se transformem e desenvolvam sistemas orgânicos, com base em seus colaboradores para proporcionar uma gestão mais eficaz e colaborativa sustentando transformações de maneira ampla.
Muitas vezes, as empresas contratam colaboradores que não estão alinhados à cultura organizacional, o que traz prejuízos como a falta de motivação, conflitos internos, alta rotatividade e demissões, o que consequentemente prejudica a entrega de resultados.
A empresa deve ser vista como um sistema que tem suas características próprias, que são fundamentadas em sua cultura organizacional. Assim a simples cópia do que "da certo" em outras empresas não funciona. Cada caso é único e deve ser tratado como tal.
Resumindo: para que o processo seja eficaz, o desenvolvimento organizacional fundamenta-se em dois pilares únicos a cada instituição viva: o clima organizacional, e a cultura organizacional
Aprofundando alguns pontos importantes
Clima organizacional: basicamente é como subjetivamente as pessoas sentem-se na organização. O clima impacta diretamente na produtividade e na sensação de felicidade geral da organização.
Cultura organizacional: se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio. é como fazem as coisas na empresa.
Sistema mecânico x sistema Orgânico: sistemas mecânicas sobrevivem em ambientes imutáveis e estáveis pois são bem mais fechados. Os sistemas orgânicos se adaptam bem a ambientes instáveis e turbulentos por serem aberto e mutáveis.
Alinhamento com a cultura organizacional: é ter bem definido na empresa a missão e visão de futuro da organização, de forma que todos os colaboradores entendam onde estão, para onde estão caminhando e de que forma essa travessia será feita.
Veja como pode ser o desenvolvimento Humano e Organizacional com apoio do Eneagrama
Temas comuns abordados no desenvolvimento organizacional
Comunicação interna.
Desenvolvimento de liderança.
Desenvolvimento de equipes.
Desenvolvimento de treinamentos.
Análise de plano de negócios e objetivos organizacional.
Propósito organizacional.
Planos de carreira.
Desenvolvimento de avaliação de resultados humano.
Pesquisa de clima.
Desenvolvimento organizacional com Eneagrama.
Desenvolvimento de estratégia de gestão de pessoas.
elaboração do design personalizado de desenvolvimento humano
Entre outros temas que podem ser abordados no processo.