Desenvolvimento Humano Organizacional

A organização tem seu potencial, como as sementes de virar flor. Melhores técnicas (ferramentas) de cultivo com métodos adequados podem gerar resultados mais satisfatórios. Esta analogia pode te ajudar a entender melhor o Desenvolvimento Organizacional.

DHO Como assim?

Quem procura desenvolvimento humano organizacional?

Organizações/empresas que estão passando por alguma dificuldade, ou estão querendo se desenvolver e se destacar no mercado.

Existe uma fórmula para isso?

Não, mas existem diversas ações e estratégias que devem ser analisadas e que podem contribuir para o crescimento da sua empresa.

Uma delas é a teoria do desenvolvimento humano organizacional, ela parte do princípio de que o funcionamento de toda empresa pode ser impactado por múltiplos fatores complexos e sistêmicos, de ordem interna, externa, individual e grupal. Desta forma saber identificar estes fatores e usá-los à seu favor pode fazer a diferença.


Desenvolvimento Humano Organizacional: Desenvolver é gerar aprendizados, ou seja, possibilitar mudanças desejadas nas organizações - empresas, escolas, igrejas entre outras. O desenvolvimento da organização é um desenvolvimento humano, pois são as pessoas que fazem o que a organização se propões a entregar como produto ou serviço.

  • Cultura - Pessoas juntas tem uma forma de fazer as coisas.

  • Clima Organizacional - As pessoas na organização vivenciam a cultura e se sentem de determinada forma.

Criar uma forma de encarar a organização onde a mudança é uma constante, a aprendizagem é contínua e gerir a cultura, o clima além de alguns outros fatores externos e internos com foco em objetivos e metas é fazer o DHO.

Para que serve?

O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa aperfeiçoar crenças, valores e as estruturas organizacionais com foco na cultura organizacional condizente com os objetivos estratégicos e em um clima organizacional saudável e favorável a estratégia.

Além de ser uma ótima forma de trazer um autoconhecimento para o negócio, e a partir dessas análises buscar soluções para os objetivos desejados.

A intenção é possibilita a empresas que possuem processos mecânicos se transformem e desenvolvam sistemas orgânicos, com base em seus colaboradores para proporcionar uma gestão mais eficaz e colaborativa sustentando transformações de maneira ampla.

Muitas vezes, as empresas contratam colaboradores que não estão alinhados à cultura organizacional, o que traz prejuízos como a falta de motivação, conflitos internos, alta rotatividade e demissões, o que consequentemente prejudica a entrega de resultados.

A empresa deve ser vista como um sistema que tem suas características próprias, que são fundamentadas em sua cultura organizacional. Assim a simples cópia do que "da certo" em outras empresas não funciona. Cada caso é único e deve ser tratado como tal.

Resumindo: para que o processo seja eficaz, o desenvolvimento organizacional fundamenta-se em dois pilares únicos a cada instituição viva: o clima organizacional, e a cultura organizacional

Aprofundando alguns pontos importantes

  • Clima organizacional: basicamente é como subjetivamente as pessoas sentem-se na organização. O clima impacta diretamente na produtividade e na sensação de felicidade geral da organização.

  • Cultura organizacional: se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio. é como fazem as coisas na empresa.

  • Sistema mecânico x sistema Orgânico: sistemas mecânicas sobrevivem em ambientes imutáveis e estáveis pois são bem mais fechados. Os sistemas orgânicos se adaptam bem a ambientes instáveis e turbulentos por serem aberto e mutáveis.

  • Alinhamento com a cultura organizacional: é ter bem definido na empresa a missão e visão de futuro da organização, de forma que todos os colaboradores entendam onde estão, para onde estão caminhando e de que forma essa travessia será feita.

Veja como pode ser o desenvolvimento Humano e Organizacional com apoio do Eneagrama

Temas comuns abordados no desenvolvimento organizacional

  • Comunicação interna.

  • Desenvolvimento de liderança.

  • Desenvolvimento de equipes.

  • Desenvolvimento de treinamentos.

  • Análise de plano de negócios e objetivos organizacional.

  • Propósito organizacional.

  • Planos de carreira.

  • Desenvolvimento de avaliação de resultados humano.

  • Pesquisa de clima.

  • Desenvolvimento organizacional com Eneagrama.

  • Desenvolvimento de estratégia de gestão de pessoas.

  • elaboração do design personalizado de desenvolvimento humano

  • Entre outros temas que podem ser abordados no processo.

Entre em contato e vamos conversar sobre a melhor forma para desenvolver sua organização.