Eneagrama para Vendas

Vendas e o Eneagrama

A maioria das pessoas vende para os outros, seja vendendo produtos, serviços, cuidados médicos ou até ideias. Vender com integridade é realmente a capacidade de influenciar os outros a responder afirmativamente a algo que eles realmente querem ou precisam.

O Eneagrama é extraordinariamente útil em vendas de três maneiras diferentes:

Para ajudar o pessoal de vendas a entender como sua abordagem tem pontos fortes e fracos baseados em tipo e também inclui caminhos específicos para o desenvolvimento profissional;

Para os gerentes de vendas aprenderem como melhor apoiar e desenvolver sua equipe de vendas;

E para permitir que aqueles que trabalham em vendas e atendimento ao cliente concentrem seus esforços nas necessidades e estilos interpessoais de clientes de cada tipo de Eneagrama.

Descubra os pontos fortes de vendas e serviços, desafios e dicas de desenvolvimento para cada tipo de Eneagrama.

Forças

Um

Organizados, precisas, fornecem produtos e serviços detalhes, excelentes cumpridores de tarefa.

Dois

Estabelecer fortes relacionamentos com clientes, carismático, orientada para os serviços, com compromisso de atender as necessidades dos clientes.

Três

Confiante sobre produtos e serviços, competente, eficiente, voltada para o fechamento da venda.

Quatro

Interessante , trazer criatividade para as ofertas de produtos e serviços, ouvir bem as necessidades do cliente

Cinco

Não intrusivo, bem informado sobre todos os aspectos das ofertas de produtos e serviços, entrega o que é prometido.

Seis

Transmitem tanto as oportunidades quanto os riscos de produtos e serviços.

Sete

Entusiasta, capaz de articular possíveis oportunidades e usos criativos relacionados a produtos e serviços, envolvente e charmosa.

Oito

Honesto, sincero, credível, capaz de vender produtos e serviços acima e além dos pedidos iniciais.

Nove

Confiável, relaxado, desenvolvem rapport facilmente, não agressivo, simpático, ouve bem.

Desafios

Um

Quer tudo - produtos, serviços e suporte de back-office - 100% perfeito, pode dar muitos detalhes, irritar-se facilmente

Dois

Podem ter dificuldade em comunicar informações negativas que os clientes não gostarão, como alterações em produtos ou serviços, aumentos de preço, menos benefícios

Três

Pode sobre-vender produtos e serviços ou parecer excessivamente confiante, suave demais ou insincero

Quatro

pode contar histórias demais ou interpretar incorretamente as reações dos clientes, pode super proporcionar as queixas dos clientes

Cinco

Pode parecer morno, preocupado ou não relacional

Seis

pode comunicar muitas preocupações ou desvantagens de produtos e serviços, pode tornar-se reativo se o cliente se torna assertivo

Sete

Pode comunicar apenas aspectos positivos de produtos e serviços enquanto ignora informações negativas, pode não ser empático em relação ao cliente

Oito

Pode se sentir avassalador ou intimidador, agressivo ou de ânimo leve

Nove

pode fazer concessões desnecessárias ao cliente para reduzir tensões, pode não acompanhar todos detalhes, especialmente se pressionados

Dicas de desenvolvimento

Um

Foco em obter os elementos-chave certos, dar aos clientes o que eles precisam, em vez de focar excessivamente nos detalhes, e isso reduzirá sua frustração e irritabilidade

Dois

Seja claro e sem ambiguidade ao apresentar informações que os clientes não gostem, lembrando que a clareza pode ser mais importante do que tentar atender a todas as necessidades dos clientes

Três

Preste atenção extra para ser franco e completamente honesto sobre todos os aspectos da venda, incluindo produtos e serviços, detalhes, custos e requisitos de tempo

quatro

Ouvir o cliente quatro vezes mais do que você compartilha seus próprios pensamentos, sentimentos e opiniões, não tome um “não” de um cliente como uma rejeição pessoal

Cinco

Comunicar com os clientes do coração, tanto quanto a cabeça, reconhecendo que para compreender plenamente as necessidades do cliente requer empatia emocional e compreensão

Seis

Reduzir a quantidade que você compartilha informações negativas com os clientes em 40% e começar com informações positivas em vez de antecipar produtos e serviços que não são de interesse do cliente e que podem o deixar confuso e com medo

Sete

Compartilhar ambos os aspectos positivos e negativos dos produtos e serviços, e ouvir completamente até que os clientes terminem um pensamento inteiro antes de comentar

Oito

Puxe sua intensidade e energia uns 30% para permitir espaço para o cliente avançar e não se sentir sobrecarregado por sua intensidade

Nove

Seja claro, conciso e totalmente em seu corpo ao interagir com os clientes e aprenda a diferenciar uma solicitação de pressão ou demanda

Fonte: https://theenneagraminbusiness.com/business-applications/sales