Eneagrama para Vendas
Vendas e o Eneagrama
A maioria das pessoas vende para os outros, seja vendendo produtos, serviços, cuidados médicos ou até ideias. Vender com integridade é realmente a capacidade de influenciar os outros a responder afirmativamente a algo que eles realmente querem ou precisam.
O Eneagrama é extraordinariamente útil em vendas de três maneiras diferentes:
Para ajudar o pessoal de vendas a entender como sua abordagem tem pontos fortes e fracos baseados em tipo e também inclui caminhos específicos para o desenvolvimento profissional;
Para os gerentes de vendas aprenderem como melhor apoiar e desenvolver sua equipe de vendas;
E para permitir que aqueles que trabalham em vendas e atendimento ao cliente concentrem seus esforços nas necessidades e estilos interpessoais de clientes de cada tipo de Eneagrama.
Descubra os pontos fortes de vendas e serviços, desafios e dicas de desenvolvimento para cada tipo de Eneagrama.
Forças
Um
Organizados, precisas, fornecem produtos e serviços detalhes, excelentes cumpridores de tarefa.
Dois
Estabelecer fortes relacionamentos com clientes, carismático, orientada para os serviços, com compromisso de atender as necessidades dos clientes.
Três
Confiante sobre produtos e serviços, competente, eficiente, voltada para o fechamento da venda.
Quatro
Interessante , trazer criatividade para as ofertas de produtos e serviços, ouvir bem as necessidades do cliente
Cinco
Não intrusivo, bem informado sobre todos os aspectos das ofertas de produtos e serviços, entrega o que é prometido.
Seis
Transmitem tanto as oportunidades quanto os riscos de produtos e serviços.
Sete
Entusiasta, capaz de articular possíveis oportunidades e usos criativos relacionados a produtos e serviços, envolvente e charmosa.
Oito
Honesto, sincero, credível, capaz de vender produtos e serviços acima e além dos pedidos iniciais.
Nove
Confiável, relaxado, desenvolvem rapport facilmente, não agressivo, simpático, ouve bem.
Desafios
Um
Quer tudo - produtos, serviços e suporte de back-office - 100% perfeito, pode dar muitos detalhes, irritar-se facilmente
Dois
Podem ter dificuldade em comunicar informações negativas que os clientes não gostarão, como alterações em produtos ou serviços, aumentos de preço, menos benefícios
Três
Pode sobre-vender produtos e serviços ou parecer excessivamente confiante, suave demais ou insincero
Quatro
pode contar histórias demais ou interpretar incorretamente as reações dos clientes, pode super proporcionar as queixas dos clientes
Cinco
Pode parecer morno, preocupado ou não relacional
Seis
pode comunicar muitas preocupações ou desvantagens de produtos e serviços, pode tornar-se reativo se o cliente se torna assertivo
Sete
Pode comunicar apenas aspectos positivos de produtos e serviços enquanto ignora informações negativas, pode não ser empático em relação ao cliente
Oito
Pode se sentir avassalador ou intimidador, agressivo ou de ânimo leve
Nove
pode fazer concessões desnecessárias ao cliente para reduzir tensões, pode não acompanhar todos detalhes, especialmente se pressionados
Dicas de desenvolvimento
Um
Foco em obter os elementos-chave certos, dar aos clientes o que eles precisam, em vez de focar excessivamente nos detalhes, e isso reduzirá sua frustração e irritabilidade
Dois
Seja claro e sem ambiguidade ao apresentar informações que os clientes não gostem, lembrando que a clareza pode ser mais importante do que tentar atender a todas as necessidades dos clientes
Três
Preste atenção extra para ser franco e completamente honesto sobre todos os aspectos da venda, incluindo produtos e serviços, detalhes, custos e requisitos de tempo
quatro
Ouvir o cliente quatro vezes mais do que você compartilha seus próprios pensamentos, sentimentos e opiniões, não tome um “não” de um cliente como uma rejeição pessoal
Cinco
Comunicar com os clientes do coração, tanto quanto a cabeça, reconhecendo que para compreender plenamente as necessidades do cliente requer empatia emocional e compreensão
Seis
Reduzir a quantidade que você compartilha informações negativas com os clientes em 40% e começar com informações positivas em vez de antecipar produtos e serviços que não são de interesse do cliente e que podem o deixar confuso e com medo
Sete
Compartilhar ambos os aspectos positivos e negativos dos produtos e serviços, e ouvir completamente até que os clientes terminem um pensamento inteiro antes de comentar
Oito
Puxe sua intensidade e energia uns 30% para permitir espaço para o cliente avançar e não se sentir sobrecarregado por sua intensidade
Nove
Seja claro, conciso e totalmente em seu corpo ao interagir com os clientes e aprenda a diferenciar uma solicitação de pressão ou demanda
Fonte: https://theenneagraminbusiness.com/business-applications/sales