Coaching

Coaching é um processo de parceria, onde o Coach estimula o Coachee através de perguntas. Este processo com perguntas poderosas e algumas outras ferramentas que podem ou não ser inseridas, garante ao Coachee desbloquear suas potencialidades e gerar maior entendimento sobre sua vida como: vida pessoal, carreira profissional, negócio e empreendedorismo. O Coaching pode ser usado em qualquer área onde a pessoa possa estipular uma meta ou um objetivo a ser atingido.

Coaching é o processo que apoia pessoas e times a desempenharem o melhor de suas habilidades. Envolve catalizar a força das pessoas, ajudá-las a passar por barreiras, limites e facilitar que funcionem mais efetivamente como membros de uma equipe.

Historicamente, o Coaching vem se focando em melhorar a performance de um comportamento específico. Isso envolve promover o desenvolvimento de competência comportamental através de uma cuidadosa observação e feedback.

Se não houver clareza e direção sobre os objetivos a serem atingidos o Coach pode ajudar a identificar o propósito. Assim existem processos de Coaching que são muito mais voltados para ação, (sobre como fazer logo o que eu quero) e existem processos que são muito mais voltados para propósito e alinhamento de identidade. Na nossa visão sempre é importante alinhar as duas abordagens.

O processo de Coaching com Eneagrama pode abranges as duas formas de processo. Sempre levamos em conta um processo mais abrangente e Holístico possibilitando assim resultados mais equilibrados para nossos Coachees.

Coaching com "C" maiúsculo. Segundo Robert Dilts

Nos últimos anos, a noção de Coaching tem sido mais generalizada e com significado expandido. Coaching pessoal, executivo ou de vida provê suporte para diferentes níveis: comportamentos, capacidades, crenças, valores, identidade e até espiritual. Estas novas e mais compreensíveis formas de Coaching o executivo e o de vida- podem se referir ao Coaching "C" maiúsculo.

O Coaching "C" maiúsculo envolve ajudar pessoas efetivamente em uma série de níveis. Nós guiamos pessoas a aprender sobre novos ambientes, por exemplo, as conduzimos para melhorar competências comportamentais específicas; as ensinamos novas capacidades cognitivas; orientamos crenças e valores possibilitadores; patrocinamos crescimento no nível de identidade; e despertamos a consciência delas do sistema maior ou "campo".

Veja como funciona o Coaching segundo um dos criadores do processo: Tim Gallwey - Entrevista Sobre Coaching

Tim Gallwey e o aprendizado.