Eneagrama

Um mapa para o desenvolvimento humano

Um resumo sobre Eneagrama

O Eneagrama é o primeiro mapa da psique humana para elevação do nível de consciência.

Ele é um símbolo utilizado a mais de 4 mil anos e é composto por um círculo, um triangulo e uma hexade.


Este símbolo era originalmente utilizado para descrever processos, como os processos da natureza: marés, plantações entre outros.


Nele está contido as leis do Três; do Sete e do Um.


Essa tecnologia foi utilizada para descrever como é o movimento da nossa personalidade com foco no desenvolvimento humano para elevação de consciência.


Este é um dos únicos mapas de personalidade que ajuda o indivíduo a crescer no seu nível de consciência de seu comportamento e desenvolver-se. Ele descreve como são formados nossos medos fundamentais na nossa infância e como desenvolvemos nossa personalidade como defesas (curativos) para nos proteger dos nossos medos fundamentais (feridas).

Os nossos medos fundamentais tornam-se em desejos fundamentais que vão nos impulsionar, vão ser nossos motivadores e assim vamos desenvolver nossa vida na vontade de satisfazer nossos desejos fundamentas, ou seja, o desejo principal do nosso tipo.

O Eneagrama não descreve um tipo fixo de personalidade, mas sim os movimentos que a personalidade pode desenvolver, sendo assim muito mais próximo da realidade do que uma descrição estática de comportamentos.


De início temos 9 pontos do Eneagrama formado assim 9 personalidades.

Temos também sobre a influência da personalidade principal as asas, que são a influência da personalidade vizinha. E o movimento de flechas que ocorrem quando a personalidade está em estresse ou mais harmonizada.


Outro ponto fundamental é o nível de consciência de cada tipo do Eneagrama. Quanto maior a consciência mais o tipo esta livre das características automáticas da personalidade.

Os nove tipos de personalidade do Eneagrama são classificadas por números. São 9 as iniciais, mas podem chegar a milhares de combinações com os movimentos de flechas, asas, instintos e níveis de consciência. Isto torna o Eneagrama um mapa que permite o movimento orgânico da personalidade e possibilita o desenvolvimento.


As nove Hamartia são os nove pecados capitais originais, que mais tarde foram transformados em sete pela igreja. Estes nove pecados são as nove paixões que nos fazem errar o alvo e nos afastar de uma vida mais conectada com o todo e assim nos sentimos pequenos, abandonados e lutando sozinhos conta o mundo. O processo do Eneagrama consiste em alquimizar estas paixões mais densas em virtudes mais sutis, as quais fazem a vida ser mais vibrante e bela.


Em resumo o Eneagrama pode ser visto como uma sabedoria que pode ser usada para levar a estados de presença e lucidez mais profundos de nós mesmos e assim podemos operar mais presentes desfrutando de nosso verdadeiro eu por mais tempo, sem cair nos automatismos de nossa personalidade. Vivemos integralmente nos nosso três centros de inteligência, vivemos as sensações, os sentimentos e a pureza dos pensamentos.

Bate-papo Eneagrama (Introdução)

Neste primeiro vídeo temos uma apresentação e uma introdução ao Eneagrama das personalidades, em forma de conversa, falando como descobrimos o Eneagrama em nossas vidas e como utilizamos em nossos processos profissionais.

Este é um projeto desenvolvido em parceria com outros quatro apaixonados por Eneagrama que atuam em diversas áreas do desenvolvimento humano. O que temos em comum é utilizar esta ferramenta sagrada do Eneagrama para potencializar e direcionar os processos em que nos dedicamos.

Esta é uma forma descontraída de mostrar nossas experiências pessoais com a sabedoria sagrada do Eneagrama e assim possibilitar nosso desenvolvimento pessoal e incentivar outras pessoas a conhecerem este símbolo tão lindo e tão poderoso para transformações pessoais, de grupos e organizações.

Acredito que possamos modificar positivamente um pedacinho do mundo com estas participações . Gratidão a todos deste projeto e gratidão a quem acompanha nosso trabalho.

Instintos

Neste segundo vídeo do encontro para Bate-papo vamos falar um pouco sobre os instintos, o vídeo ficou com muito conteúdo, recomendo digerir com calma.

Tríade dos corporais

Tipo 8 – Patrão

Resoluto, determinado e autêntico, este indivíduo comete excessos e exagera no exercício do poder e da dominação. Esta é uma personalidade que foge da vulnerabilidade, tende a negar suas fraquezas e costuma defender aqueles que são mais fracos. Além disso, essa pessoa expressa sua raiva de maneira direta e confrontadora, podendo tornar-se intimidativo. Seus desafios são aplicar poder e controle de maneira proporcional às situações.

Veja um pouco mais sobre esta personalidade no vídeo abaixo:

Tipo 9 – Pacificador

Calmo e paciente, o pacificador costuma se perder nos pedidos e demandas das outras pessoas, esquecendo-se do que é fundamental para si mesmo. Este indivíduo foge de conflitos e tem imensa dificuldade para falar não. Em geral, ele prefere situações familiares e que tragam conforto, contendo sua energia e sua raiva. Seus desafios são traçar prioridades e limites, além de expressar suas próprias visões.

Tipo 1 – Perfeição

Organizado, disciplinado e responsável, este indivíduo tende a focar sua atenção no erro e nas coisas que precisam de correção. O perfeccionista reprime seus impulsos e desejos para manter uma postura correta na vida, está sempre monitorando o comportamento dos outros e suas próprias ações. Seu maior desafio é calar suas críticas internas e desenvolver a autoaceitação.

Assista o vídeo abaixo e confira mais:

Tríade dos emocionais

Tipo 2 – Doador

Generoso, colaborador e atencioso, o doador concentra sua atenção nas coisas que as outras pessoas desejam e precisam, negligenciando suas próprias necessidades. Este indivíduo faz de tudo para ser indispensável para quem é importante em sua vida, transformando-se naquilo que os outros esperam que ele seja. Seus principais desafios são receber e dar apoio apropriado, além de conseguir tomar decisões com liberdade.

Tipo 3 – Desempenhador

Autoconfiante, eficiente e cheio de energia, essa pessoa tende a focar excessivamente nas tarefas e metas, deixando de lado seus sentimentos. Ao fugir do fracasso e buscar a aprovação dos outros, o desempenhador acaba se tornando muito competitivo, ambicioso, impaciente e workaholic. O maior desafio enfrentado por este indivíduo é construir a confiança.

Confira mais sobre esta personalidade no vídeo abaixo:

Tipo 4 – Romântico

As vezes altamente emotivo, o romântico sente que algo importante está faltando em sua vida. Este indivíduo está frequentemente se comparando às outras pessoas e, consequentemente, acaba desapontado consigo mesmo e com os outros. Seu desafio é apreciar o que está presente e manter uma liderança firme, apesar da alternância de sentimentos.

Veja um pouco mais sobre esta personalidade no vídeo abaixo:

Tríade dos mentais

Tipo 5 – Observador

Inteligente, observador e cheio de boas ideias, este indivíduo tende a se isolar das pessoas para ter privacidade e ser autossuficiente, reduzindo seus desejos e adotando uma vida simples. O observador substitui experiências reais por uma vida mental, armazenando conhecimento e observando o mundo à distância. Seu maior desafio é sustentar a conexão com as pessoas e manter-se envolvido com a vida.

Tipo 6 – Questionador

Cauteloso, fiel e cooperativo, o questionador está sempre imaginando o pior e evitando tudo o que pode dar errado ou ser perigoso. Este indivíduo evita correr riscos e torna-se vigilante e ansioso, apresentando dificuldade em confiar nas pessoas e nas situações. Em geral, esta é uma personalidade que tende a ser pessimista e não consegue reconhecer as coisas positivas que acontecem em sua vida. Seus desafios são construir a confiança e seguir adiante, apesar da dúvida e da incerteza.

Tipo 7 – Entusiasta

Inovador, disposto e divertido, o entusiasta tende a se dispersar e buscar opções mais prazerosas em tudo o que faz, muitas vezes perdendo o foco e o comprometimento. Esta é uma pessoa que foge compulsivamente da dor e do desprazer, mantendo várias opções em aberto e levando a vida em ritmo de aventura. Seus maiores desafios são manter compromissos e vínculos e reconhecer a dor e as limitações.

Bate-papo Eneagrama CAMINHOS DE TRANSFORMAÇÃO

Aqui vamos falar um pouco sobre os possíveis caminhos de desenvolvimento do Eneagrama para cada tipo.

Apresentação

Tipo 1

Tipo 2

Tipo 3

Tipo 4

Tipo 5

Tipo 6

Tipo 7

Tipo 8

Tipo 9

Centros de inteligência e presença